top of page

Novelas que me marcaram

  • 13 de nov. de 2024
  • 10 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2024


O episódio de hoje vai ser sobre novelas brasileiras que tiveram alguma influência na minha vida de telespectadora no Brasil. Quase todas as novelas que vou falar aqui hoje são da época que eu era criança, que teoricamente não era para eu assistir, mas assim, em minha defesa eu assisti às reprises depois de adulta já. Tá bom? Obrigada.

A primeira novela que eu vou falar para vocês hoje é a Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro. Eh, Avenida Brasil foi ao ar no ano de 2012, substituindo uma novela chamada Fina estampa - incrível, novela espetacular, um ótimo enredo de... de vinganças - e a novela seguinte, né, que veio depois de Avenida Brasil, foi Salve Jorge - que também assim impecável, muito boa, mas fica para um outro vídeo.

Ao todo, foram 179 capítulos e um total de muitos memes. Memes que a gente tem até hoje. Muitos memes.

A história principal é da Rita (depois que ela cresce, o nome dela passa a ser Nina) e sua vingança contra a Carminha. OK, qual que é o problema? Quando a Rita era criança o pai dela acho que namorava a Carminha, né, e a Carminha, ela era uma... Ela sempre foi uma mulher muito ambiciosa, ligeiramente vigarista. Muito vigarista. E ela queria dinheiro. Ela queria dar um golpe no pai da Rita, mas a Rita conseguiu desmascarar ela para o pai. Só que nesse ponto já era meio que tarde demais, a Carminha já tinha armado contra o pai da Rita.

E aí, por fim, ele é atropelado. Por um jogador de futebol chamado Tufão. E a Carminha vê aí a oportunidade da vida dela de ficar riquíssima, dondoca. O Tufão por peso na consciência de ter atropelado e matado o marido da Cármen Lúcia (Carminha) ele se aproxima da viúva para consolar ela. Olha, que bom coração. E aí, a Carminha se livra da Rita, joga a menina num lixão, casa com um Tufão, adota, entre aspas, o próprio filho que tava no lixão, um menino chamado Batata, que era amigo da Rita.

Eventualmente, a Rita também é adotada por um casal argentino riquíssimo, ela vai para Argentina, fica, vira uma chefe de cozinha, famosíssima e volta para o Brasil para se vingar da Carminha. E é aí que a loucura acontece. Se vocês tiverem interesse, busquem assistir essa novela.

Ela Foi a novela mais a novela brasileira mais vendida fora do Brasil. Ela teve licença em 150 países (foram comprados os direitos de exibição por 150 países) e ela teve dublagem para 19 idiomas. Isso é muita coisa.


A segunda novela que nós vamos falar hoje é a Senhora do Destino, de Agnaldo Silva. Essa rendeu essa, essa aí... Essa foi uma novela e tanto, viu, galera?

Ela Foi exibida entre os anos de 2004 e 2005 e teve, ao todo, 221 capítulos. Isso é muita coisa. É muito capítulo, é quase um ano de novela todo dia. Mas assim como eu disse, novela das 9, novela das 8, barra, novela das 9 são... eh são exibidas de segunda a sábado. Então façam as contas aí. Quanto tempo essa novela ficou no ar? 221 capítulos. Gente, é sério.

Ah, foi dessa novela que veio o meme da Nazaré confusa com a matemática que acho que inglês a galera chama de math Lady, algo assim. Vou tentar colocar o gif nas transcrições para vocês verem.

Eh, a história contada é de Maria do Carmo, uma mulher do interior do Pernambuco que tinha cinco filhos, quatro meninos e uma menina. Ela vai para o Rio de Janeiro para encontrar com o marido e quando ela chega no Rio de Janeiro, absolutamente tudo que podia dar errado dá errado.

Ela chega lá, tá acontecendo uma revolta por causa de um as coisas do governo que eu não vou explicar aqui agora porque é coisa demais para entender. No meio dessa revolta dos protestos, um dos filhos dela leva uma pedrada, ela consegue se refugiar num lugar lá onde ela encontra a Nazaré.

Tam, Tam, Tam!

O menino com a cabeça sangrando, ela com a neném de colo, a Nazaré, vestida de enfermeira, olha para ela e fala:

-Vá lá, leve seu filho até o hospital. Eu fico aqui com as crianças.

Quê que acontece de verdade? Maria do Carmo sai por uma porta com o menino para levar ele para o hospital, Nazaré Tedesco, que ainda não era Tedesco, sai pela outra porta com a neném embaixo do braço. Sequestrou a filha da outra. Maluca! Maluca! Completamente maluca!

Nazaré era uma prostituta que estava vestida de enfermeira. Quê que ela faz com essa menina, com essa neném? Ela chantageia um homem rico, cujo sobrenome é Tedesco (logo ela vira Nazaré Tedesco), e aí ela passa a viver a vida assim. E a menina que chamava Maria Lindalva passa a se chamar Isabel, né? Isabel Tedesco, filha de Nazaré. E aí, vai ser assim, aquela loucura. Senhora do Destino, dona Maria do Carmo vai passar a vida atrás dessa menina, da filha dela. E aí, se vocês tiverem a oportunidade de assistir, estão um beijo.


A terceira novela de hoje chama Laços de Família, de Manuel Carlos, esse autor, Manoel Carlos. Ele tem uma... um costume muito característico dele que é toda personagem principal dele, (se não me engano é ele que faz isso) toda personagem principal dele chama Helena. Ele gosta muito do nome. Eu acho que essa era a justificativa, assim, ele gosta de Helena. Não sei, se vocês quiserem, quem for mais sabido de novelas do que eu, por favor me corrija. Mas eu acho que era isso, era só é um, é um nome bonito, é um nome muito bonito Helena.

Enfim eh, Laços de Família foi exibida nos anos 2002 e 2001, teve 209 capítulos, também é capítulo para um dedel. É muito capítulo. E a história gira em torno de três pessoas mais importantes que é a Helena, o Edu e a Camila. Assim é Laços de família por um motivo minha gente.

A Helena se apaixona pelo Edu. A tia do Edu não gosta muito da ideia, porque a Helena é muito mais velha do que o Edu. Aí eles brigam um pouco, insistem no relacionamento, tudo bem. Anos depois, o Edu vai pro Japão encontrar a filha da Helena lá, que ele não sabe que é filha da Helena e eles meio que se apaixonam também. Que homem confiável, não é mesmo?

E aí eles voltam para o Brasil e fica aquele negócio. E a menina estava no Japão, a Camila estava com namorado japonês. Ela termina com o namorado japonês, porque ela se apaixona pelo Edu. Aí eles voltam para o Brasil a Helena fica meia assim, mexida um pouco "Ai meu Deus, minha filha", cede o cara para a filha dela, ou seja, termina com o Edu para o Edu ficar com a Camila. E aí essa é só a parte mais fácil de entender dessa novela, porque depois a gente descobre que a Helena teve filho com uma outra pessoa que teve filho com outra pessoa que é casado com outra pessoa. E aí a Camila vai ter um problema de saúde que vai ter que resolver com o filho da Helena, com outra pessoa.

Ai olha... Uma ai... que confusão essa novela. Se vocês quiserem mais detalhes, mais informações sobre o enredo da novela, por favor peçam nos comentários ou comentem lá no fórum do site. Se vocês quiserem um episódio específico para falar só sobre Laços de Família, para tentar entender o que que é esse enredo maluco dessa novela, por favor, comentem também. Obrigada.

E é isso, vou ficar por aqui com Laços de Família. Vamos pro próximo.

A novela número 4 de hoje é O Clone da Glória Perez. Ela Foi exibida entre 2001 e 2002, então foi ali, né, pertinho da Laços de Família e teve 221 capítulos.

Qual que é a parte da hora, a parte mais legal dessa novela?

A Glória Perez, ela gosta de fazer umas novelas meio multiculturais assim e O Clone é uma novela que se passa meio no Brasil, meio no Marrocos, então ela introduziu muita coisa da cultura árabe pro imaginário brasileiro, né? Principalmente da cultura do Marrocos.

Eu lembro que foi, né? Eu era criança nessa época. E aí tinha as pulseiras de ouro e tinha henna e, ai nossa, era muita coisa e tinha a dança do ventre e foi assim, uma explosão. Foi uma influência muito forte no Brasil da novela O Clone. Mais tarde, alguns anos depois, a Glória Perez lançou outra novela. Escreveu outra novela. Dessa vez sobre a cultura hindu, que também foi uma loucura assim, fez muito sucesso, todo mundo amou e tal, e trouxe pro imaginário do Brasil um pouco sobre a cultura hindu. A novela Salve Jorge, que eu comentei no começo do episódio, também é da Glória Perez e essa é sobre a Turquia.

Glória Perez gosta de escrever de muitas nacionalidades, uma mulher que gosta de culturas diferentes e eu gosto muito disso. Apesar de sempre ser uma abordagem assim, um pouco mais é suave, digamos assim, eu acho que ela faz um serviço muito bom em trazer para o nosso cotidiano um pouco dessas culturas diferentes, porque aí dá aquele estalo de interesse nas pessoas, de querer ir atrás e descobrir mais sobre essas culturas diferentes. Mas, enfim, estou me alongando em detalhes que não deveria.

O negócio aqui é novela e do que que fala a novela O Clone?

De um clone, obviamente. Quê que aconteceu?

Temos três personagens, quatro personagens, digamos assim, importantíssimos nessa novela, que é a Jade, que é a menina marroquina, o Lucas, e o Diogo, e o Leo.

Que aconteceu? O Lucas e Diogo eram irmãos gêmeos. O Lucas viajou para o Marrocos, conheceu a Jade, eles se apaixonaram, mas nunca ia acontecer deles ficarem juntos por causa da cultura da Jade. O Diogo, irmão gêmeo do Lucas, sofreu um acidente, de helicóptero e morreu. O padrinho do Diogo ficou muito abalado com a morte do Diogo. E ele era um geneticista. Ele fazia pesquisas ali com genética. Quê que esse homem fez? Ele clonou o irmão do Diogo, o Lucas, e fez uma inseminação artificial numa paciente de uma clínica que ele trabalhava sem ela saber que era, que o que estava sendo inseminado nela era um clone assim, até porque tem todo um protocolo de discrição lá e tal que por acaso Albiere quebrou, mas (o padrinho do menino), mas não vai ao caso.

E aí que que acontece, eventualmente a Jade vai vir para o Brasil e o Leo (o clone do Lucas) vai crescer e aí assim vai ter muita discussão sobre ética na medicina. Vai ter muita traição por causa da Jade com o Lucas vai ser uma loucura assim. É uma novela muito boa, fez muito sucesso.


A novela número cinco, a última do dia. Ah, que pena. É não, que pena nada. Eu já estou tarde para caramba, eu já devia estar dormindo. Gente, olha o quanto que eu amo vocês.

Vamos lá.

A última novela de hoje chama O Outro Lado do Paraíso, do Walcyr Carrasco. Digamos assim eu gosto muito do Walcyr Carrasco desde que eu li um livro dele quando eu estava na escola que chamava A palavra não dita. Livro ótimo, história ótima, fiquei presa do início ao fim. Vale muito a pena a leitura.

Bom, O Outro Lado do Paraíso do Walcyr Carrasco. Ela Foi exibida entre 2017 e 2018, teve um total de 172 capítulos e é uma novela que foi baseada no livro do Alexandre Dumas, o Conde de Monte Cristo. Só que em vez de ser um homem que foi preso e na prisão, conheceu um padre e blábláblá é a história sobre uma moça chamada Clara. Ela é professora, ela é muito simples, ela é foi criada pelo avô e ela é muito simples porque ela quer, porque a família dela tem uma mina de esmeraldas que está esgotada. Não, não daria mais para tirar esmeraldas dessa mina. E eles nem têm interesse em continuar a exploração da mina para ver se ainda tem alguma coisa lá depois da morte do pai da Clara, então, eles vivem uma vida mais tranquila, assim, sem muitos, sem muitos luxos exagerados.

O problema é, a Clara dá a má sorte de se apaixonar por um cara chamado Gael, que é uma pessoa horrível. Ele é um homem violento, abusivo e ele é filho de uma mulher muito gananciosa assim. A mãe dele, a Sofia, quer dinheiro, ela quer saber de dinheiro. Ponto.

Quê que a Sofia faz?

A Clara afinal, ela fica com o Gael, ela engravida, eles têm um filho. E aí a Sofia, pra botar as mãos na mina de emeraldas da família da Clara, faz um plano com um juiz, com um psiquiatra e interna Clara numa clínica, num hospital psiquiátrico, onde ela fica internada por 10 anos. Dentro desse hospital psiquiátrico, ela conhece uma pessoa, né? Uma mulher e aí acontece bastante parecido com o caso do Conde de Monte Cristo né? Ela conhece uma mulher, ela consegue uns dinheiros. Aí ela sai da clínica depois de 10 anos internada e retorna riquíssima para a vida das pessoas que acharam que tinham conseguido acabar com ela.

E ela volta com sede de vingança. Ela quer se vingar de 8 pessoas específicas. Que são a Sophia, a sogra que fez tudo para ela ser internada na clínica, a família da Sofia, o juiz e a esposa dele, que aprovaram, né o laudo do psiquiatra, que também é outra pessoa contra quem a Clara quer se vingar, e eu estou esquecendo alguém... É porque são pessoas que estão inclusas na família da Sofia. E aí a Clara, ela quer se vingar dessas pessoas e seu segundo objetivo é se reaproximar do filho Tomás, que foi levado dela, né? Ela não pôde ficar com o menino no tempo que ela passou internada no hospital.

E assim? Eu só gostei muito dessa novela por causa da referência, né de ter sido baseada em o conjunto de Monte Cristo, o resto do Brasil gostou da novela porque é uma história de vingança. O que está justíssimo assim, eu acho ótimo.

Então, assim, são todas novelas incríveis. São todas novelas que renderam muito assunto, na época que elas foram transmitidas na televisão e até hoje rendem ainda bastante, porque tem um canal da rede Globo que, que passa reprise das novelas antigas, né? Tanto que algumas dessas novelas eu assisti nessas reprises porque, eu não lembrava de quando eu era criança.

E por hoje é isso, galera. Eu espero que vocês estejam contentes com esse episódio sobre novelas brasileiras, porque eu certamente estou porque, novela é novela, né, galera? Muito bom. É isso, pessoal, uma ótima semana para todo mundo e tchau.


E por hoje é só pessoal. Muito obrigada por escutarem o meu podcast Ana e as paredes. Não se esqueçam de conferir a transcrição do episódio no site que vai estar linkado na descrição. Assim como as redes sociais do Ana e as paredes também estarão na descrição tanto do episódio quanto do podcast. Um grande beijo e até mais.

 
 
 

Comentários


Obrigada!

©2021 por Ana Rita Menozzi. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page